Obesidade e o Câncer de Mama

“Mulheres obesas ou com sobrepeso que são diagnosticadas com câncer de mama têm maiores riscos de terem reincidência da doença ou de morrerem por problemas relacionados ao câncer do que aquelas que estão em seu peso ideal. Essa foi a conclusão de um estudo apresentado na 8ª Conferência Europeia de Câncer de Mama. A pesquisa, desenvolvida por especialistas do Instituto de Câncer Dona-Farber e da Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, ainda indicou que essa associação foi semelhante mesmo com a quimioterapia sendo ajustada de acordo com o peso corporal de cada paciente.
Embora a relação entre obesidade e desenvolvimento de câncer da mama seja conhecida, não há muitas pesquisas sobre o efeito do sobrepeso na reincidência e sobrevida da doença. “Diversos estudos têm mostrado que o excesso de peso em mulheres diagnosticadas com câncer de mama está ligado a um maior risco de recorrência da doença.“
De lá para cá já houveram outros estudos e muitos avanços, mas nada muda em relação ao aumento do risco do desenvolvimento e recorrência da doença com a obesidade. Por isso, fica o alerta, alimentação adequada e atividade física frequente, ainda são os melhores aliados da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *