Mamografia

A mamografia ou mastografia é um exame de imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.
A capacidade de identificar lesões de tamanho mínimo é uma das vantagens do uso da mamografia na detecção de um câncer de mama, antes de ser palpável e de se manifestar clinicamente. Este diagnóstico, feito numa fase muito precoce da doença, é geralmente associado a um melhor prognóstico para a cura e a necessidade de um tratamento menos agressivo para o controle do câncer em alguns casos .
Em muitos países, a mamografia de rotina das mulheres é recomendada como um método de triagem para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Mesmo na ausência de nódulos palpáveis, seguir a recomendação de realizar o exame de 1 a 2 vezes por ano, a partir dos 40 anos, pode reduzir o avanço da doença e evitar morte, em 20% dos casos.
Inclua na sua rotina o auto exame, a consulta com seu médico ginecologista e a mamografia, como método de cuidado consigo e para a prevenção do desenvolvimento de doenças, incluindo o câncer de mama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *